São cinco quilómetros e meio de uma ponta à outra da Avenida da Boavista, no Porto. É lá que encontramos, no número 931, o Centro de Trabalho da Boavista do PCP, com o belíssimo mural concebido pelo pintor Armando Alves.
O concelho de Sintra é o segundo maior do país em termos de população, apenas atrás de Lisboa. Trata-se de uma zona com muitas e diversificadas exigências, mas também imensas potencialidades de intervenção partidária. Numa das suas cidades, Agualva-Cacém, fica o Centro de Trabalho da organização concelhia, onde se encontra, desde Janeiro de 2018, uma banca de livros.
Durante muitos anos, o Centro de Trabalho do PCP em Coimbra esteve instalado na Rua da Sofia, um local bem apropriado para um Partido que, além de estar munido por uma teoria científica, luta pela elevação do nível de conhecimento de todos os trabalhadores. Não é menos apropriado as novas instalações estarem localizadas na Rua Adelino Veiga, poeta operário do século XIX, no coração da baixa coimbrã, até porque a própria mudança resultou de milhares de horas de trabalho voluntário por parte dos militantes, que abdicaram do seu lazer e tempos livres para que fosse possível abrir as portas.
No coração do Campo Grande, bem perto da Cidade Universitária e da Biblioteca Nacional, encontra-se a sede das Edições «Avante!».
Uma oficina de trabalho – pois é sobretudo um laboratório em funcionamento, onde os livros são preparados, revistos, paginados –, o espaço tem sido adaptado para receber sessões de apresentação, debates e leituras de livros.
Os Centros de Trabalho, constituindo pontos de apoio à iniciativa e actividade partidárias, devem ser cada vez mais cuidados, assegurando a sua manutenção e conservação, o seu funcionamento e dinamização, criando melhores condições de trabalho e intervenção, incluindo a realização de iniciativas no plano político e cultural e de envolvimento da população. São, justamente, uma componente da independência política e ideológica do PCP. Os ADE – Amigos Difusores Editoriais – têm um papel fundamental na informação e no esclarecimento político e ideológico: em primeiro lugar, na dinamização do Avante!, estimulando bancas e outras acções de venda pública periódicas para alargar o número de compradores e leitores regulares, mas também na divulgação das obras das Edições «Avante!», alargando a sua promoção com mais iniciativas, difusão orgânica e militante, e integrada numa mais intensa linha de acção política, cultural e ideológica.
Considerando os ADE semeadores do sobressalto e distribuidores da alegria, esta página procura valorizar o trabalho das organizações do Partido na difusão das obras editadas, dando a conhecer aos leitores as experiências e potencialidades do desenvolvimento desta actividade, mas também dos muitos locais onde é possível conhecer e comprar os livros das Edições «Avante!» em vários pontos do País, fora do circuito comercial das livrarias. |
|