Estamos a duas semanas do dia 22 de Abril, quando se assinalam os 150 anos do nascimento de Vladímir Ilitch Uliánov. As Edições «Avante!» têm em andamento uma campanha promocional de livros, mas lançam hoje uma série de sete curtos episódios celebrando a vida e a obra de Lénine, o legado revolucionário e a luta pela democracia e o socialismo hoje.
Com leitura de André Levy, será uma viagem biobibliográfica em torno dos momentos mais marcantes da sua vida revolucionária, acompanhados sempre por uma intensa produção política e ideológica que é hoje património dos trabalhadores de todo o mundo.
No primeiro episódio, aborda-se o papel de Lénine como difusor do marxismo, e o seu contributo fundamental para a doutrina de Marx e Engels – a filosofia marxista, a economia política, a teoria e a prática do comunismo científico.
No segundo episódio, a análise de Lénine a uma nova época histórica, a fase superior do capitalismo, o imperialismo, com o domínio dos monopólios e do capital financeiro, a intensificação da exploração da classe operária e da guerra. No terceiro e quarto episódios, o caminho para a revolução socialista, com as conquistas democráticas da revolução de 1905-1907, o derrubamento do tsarismo na revolução de Fevereiro de 1917, que culminou na Grande Revolução Socialista de Outubro. No quinto episódio, os desafios colocados pela construção do primeiro Estado socialista, na luta pela paz e pela transformação económica da Rússia, ao mesmo tempo que se desenvolvia um intenso debate político e ideológico no interior do Partido bolchevique. No sexto episódio, o internacionalismo proletário, e a inestimável contribuição de Lénine para a construção de partidos proletários de novo tipo por todo o mundo, e entre eles o próprio Partido Comunista Português. No último episódio, a 22 de Abril, a valorização do marxismo-leninismo como ferramenta ao dispor da luta transformadora dos trabalhadores e dos povos, para a superação do capitalismo, tendo como objectivo a construção de uma sociedade nova, o socialismo e o comunismo. (Texto adaptado a partir de Obras Escolhidas de V. I. Lénine em 3 tomos, Edições «Avante!»-Edições Progresso, Lisboa-Moscovo, 1977-1982, e de Lénine – Biografia, Edições «Avante!»-Edições Progresso, Lisboa-Moscovo, 1984) Este ano, no dia 25 de Abril, às 15h00, nas janelas e varandas, vamos cantar a Grândola, Vila Morena.
Antes e depois, o tempo será de luta. E uma luta informada também se faz com boas leituras. A Editorial «Avante!» faz uma selecção de títulos, de 25 livros para o 25 de Abril. As obras incluídas nessa selecção valorizam as profundas transformações democráticas que abriram a perspectiva de um novo período da história de Portugal, ao mesmo tempo que expõem a natureza terrorista da ditadura fascista e valorizam a luta heróica dos trabalhadores e do povo português e em particular o papel ímpar e determinante do PCP na resistência à ditadura fascista, na criação das condições para a Revolução de Abril, no seu desenvolvimento e na defesa das suas conquistas. Ao mesmo tempo, lança uma campanha, que terminará no final deste mês, com um desconto de 30% extra * sobre o desconto normal para os subscritores do boletim electrónico da Editora, que recebem um código para aplicarem o desconto na compra. (Se ainda não subscreveu o boletim, pode fazê-lo aqui – receberá o código nesse momento também.) * Por exemplo, no livro A Revolução Portuguesa – O Passado e o Futuro, que tem como preço de venda ao público 13,00€, fica, nesta campanha, a 8,19€. «Para nós, comunistas, na nossa luta em defesa dos interesses e direitos dos trabalhadores e do povo, na nossa acção e intervenção quotidiana em defesa do regime democrático, não regatearemos nenhum esforço para, como sempre afirmámos, respeitar e defender [a Constituição da República Portuguesa], respeitando e defendendo Abril como condição indispensável para um país mais democrático e mais justo, para um Portugal com futuro.»
|