Até dia 25 de Abril é tempo de celebrar conquistas e direitos, para construir o futuro. Os títulos que escolhemos para promover nas próximas semanas são:
A campanha promocional em torno de 50 livros da Edições «Avante!» continua em 2024, com desconto de 50% até 7 de Março para estes seis livros:
Avançam as comemorações do 50.º Aniversário do 25 de Abril com a campanha promocional em torno de 50 livros da Edições «Avante!», com desconto de 50% até 15 de Setembro para estes cinco livros: Os restantes títulos da selecção mantêm a redução de 20% sobre o preço de venda ao público. Continua a visitar-nos no site, na sede no Campo Grande e na Festa do Livro da Festa do «Avante!».
Depois de se ter assinalado o aniversário do 25 de Abril com a disponibilização da introdução do livro A Revolução Portuguesa – O Passado e o Futuro, de Álvaro Cunhal, pela leitura de André Levy, saiu entretanto o segundo episódio, com a primeira parte do capítulo I, sobre os últimos anos da ditadura fascista. Os episódios continuarão a sair regularmente ao longo deste ano de 2023, mas é já possível também acompanhar toda a leitura através da playlist que se encontra abaixo.
As comemorações do 50.º Aniversário do 25 de Abril continuam assim como a campanha promocional em torno de 50 livros da Edições «Avante!», agora com desconto de 50% até 14 de Julho para estes cinco livros:
As novidades vão continuar!
A obra de Álvaro Cunhal A Revolução Portuguesa – O Passado e o Futuro foi escrita por ocasião do VIII Congresso do PCP, realizado em 1976. Pela enormíssima quantidade de dados factuais que reúne e sistematiza, pelo rigor das análises e conclusões que faculta, permanece uma obra inesperada de referência e de consulta para o estudo dos dois anos e meio da Revolução Portuguesa.
Quando se aproximam os 50 anos da Revolução de Abril, disponibiliza-se a leitura integral da obra, em capítulos, pela voz de André Levy. Neste episódio, a Introdução à obra, onde se referem os traços fundamentais da ditadura fascista e o alcance das profundas transformações revolucionárias operadas naqueles primeiros anos depois do 25 de Abril, no plano nacional mas também no plano internacional.
No âmbito das actividades que se estão a desenvolver tendo em vista o 50.º aniversário do 25 de Abril, as Edições «Avante!» acabam de publicar uma nova edição da obra A Verdade e a Mentira na Revolução de Abril. A Contra-Revolução Confessa-se, de Álvaro Cunhal, publicada originalmente em 1999. Neste livro, apoiado em ampla documentação, analisam-se as posições e os comportamentos das várias forças e sectores políticos que intervieram na luta contra o fascismo e na construção do Portugal democrático. Em entrevista a O Militante em Maio/Junho de 2000, Álvaro Cunhal explicava os motivos para a publicação da obra da seguinte forma:
As ideias fundamentais do PCP acerca da revolução de Abril estavam há muito expressas nos seus documentos e livros de análise política. Das determinantes, da sua natureza e dos objectivos do Partido. Também o curso revolução, dos golpes contra-revolucionários. Mas ao longo dos anos, as forças reaccionárias e muitos dos que se reivindicavam como protagonistas da revolução desmentiam os factos e as acusações de sucessivos golpes, de cumplicidades que o PCP lhes fazia.
Porque se trata de uma obra de extraordinário valor político para os dias de hoje, e sobretudo tendo em vista as comemorações do 25 de Abril que se desenvolvem por todo o País, esta nova edição é uma renovada oportunidade para a sua leitura e debate.
Dias Lourenço participou em combates sem fim em defesa dos trabalhadores e suas condições de vida, contra o fascismo e pela liberdade, por uma sociedade liberta da exploração do homem pelo homem. Combates que considerava uma felicidade poder travá-los, apesar do muito pesado tributo pago pela sua entrega à luta contra o fascismo, pela liberdade, por um Portugal democrático e socialista. Assinala-se a 25 de Março o aniversário do nascimento de António Dias Lourenço, destacado dirigente do Partido Comunista Português e resistente antifascista. Por ocasião do centenário do seu nascimento, o PCP fez uma exposição (que pode ser vista aqui) a assinalar a efeméride, e a lembrar o seu extraordinário contributo na luta antifascista e pelos valores de Abril.
As Edições «Avante!» publicaram, em 2004, o livro Saudades... Não Têm Conto com um conjunto de cartas de António Dias Lourenço ao filho, escritas e ilustradas na Fortaleza de Peniche entre 1963 e 1969, onde se encontrava preso pelo fascismo devido à sua intensa luta pela liberdade e a democracia (as prisões do fascismo onde viria a passar 17 anos da sua vida). São cartas para uma criança, plenas de ternura e esperança, de confiança no futuro, mesmo perante a violência da ditadura e a tristeza da doença que viria a matar o pequeno Tonoc, António de seu nome. São, nas palavras do próprio António Dias Lourenço, «“estorinhas” das de dizer boa-noite aos nossos filhos». Para dar corpo às comemorações do 25 de Abril de 1974, as Edições «Avante!» lançaram uma campanha promocional em torno de 50 livros do seu catálogo. Procurando dar a devida atenção a cada título, começa-se a destacar em particular o inestimável valor da obra de Álvaro Cunhal A Revolução Portuguesa – O Passado e o Futuro. Trata-se de um texto fundamental para compreender esses dois anos e meio da Revolução Portuguesa, pela enormíssima quantidade de dados factuais que reúne e sistematiza, pelo rigor das análises e conclusões que faculta. A leitura e o estudo deste livro são sempre oportunos. Mas como diz Albano Nunes, no texto que abaixo se partilha e que está publicado no livro 5 Obras de Álvaro Cunhal, nessa leitura e nesse estudo encontraremos «inspiração para as difíceis batalhas em que estamos empenhados e renovados motivos de confiança na vitória do socialismo e do comunismo». Comemorar o 25 de Abril de 1974 é informar e esclarecer sobre o que foi o fascismo, o que foi a resistência e a luta antifascista, a luta dos trabalhadores e do povo, comemorar o levantamento militar dos capitães de Abril e a conquista da liberdade, da paz e do regime democrático e as demais conquistas políticas, económicas, sociais e culturais, é ainda a afirmação de uma Democracia Avançada com os Valores de Abril no futuro de Portugal.
Para esse efeito, as Edições «Avante!» lançam, até Dezembro de 2024, uma campanha promocional em torno de 50 livros, com um desconto generalizado de 20% sobre o preço de venda ao público (dentro das limitações impostas pela lei do preço fixo do livro). Para que cada livro deste conjunto possa ter o devido destaque, serão sucessivamente aqui referenciados conjuntos mais reduzidos a que se aplicará um desconto de 50%. Assim, e até ao próximo dia 5 de Maio, cinco livros estarão com um desconto especial:
Continua a visitar o nosso site regularmente para acompanhar todas as novidades. |
Novidades
|