No âmbito das actividades que se estão a desenvolver tendo em vista o 50.º aniversário do 25 de Abril, as Edições «Avante!» acabam de publicar uma nova edição da obra A Verdade e a Mentira na Revolução de Abril. A Contra-Revolução Confessa-se, de Álvaro Cunhal, publicada originalmente em 1999. Neste livro, apoiado em ampla documentação, analisam-se as posições e os comportamentos das várias forças e sectores políticos que intervieram na luta contra o fascismo e na construção do Portugal democrático. Em entrevista a O Militante em Maio/Junho de 2000, Álvaro Cunhal explicava os motivos para a publicação da obra da seguinte forma:
As ideias fundamentais do PCP acerca da revolução de Abril estavam há muito expressas nos seus documentos e livros de análise política. Das determinantes, da sua natureza e dos objectivos do Partido. Também o curso revolução, dos golpes contra-revolucionários. Mas ao longo dos anos, as forças reaccionárias e muitos dos que se reivindicavam como protagonistas da revolução desmentiam os factos e as acusações de sucessivos golpes, de cumplicidades que o PCP lhes fazia.
Porque se trata de uma obra de extraordinário valor político para os dias de hoje, e sobretudo tendo em vista as comemorações do 25 de Abril que se desenvolvem por todo o País, esta nova edição é uma renovada oportunidade para a sua leitura e debate.
|